Culinária Baiana

A Bahia é um espelho do Brasil, o primeiro estado do país a receber o maior número de embarcações portuguesas foi a região que teve maior contato e influência de culturas externas, principalmente de origem europeia e africana. O grande número de escravos trazidos para o Brasil e principalmente Salvador, alterou para sempre as características do povo nascido nessa região. Com a miscigenação de culturas, a gastronomia, elemento fundamental das sociedades passou a utilizar preparações e ingredientes até então pouco comuns na região.

Boa parte dos práticos típicos da culinária baiana se baseiam nos frutos do mar, muito consumidos desde a época em que apenas indígenas viviam por essas terras. Porém com o passar do tempo alimentos como a pimenta e a banana foram sendo trazidos para o Brasil e se adaptando bem ao clima e solo brasileiro.

Além bastante condimentada, a culinária baiana utiliza bastante os grãos como base de diversos alimentos, a massa do acarajé, por exemplo, utiliza o feijão fradinho como ingrediente principal, enquanto o vatapá pode levar ingredientes como amendoim e castanha de caju, além do tradicional camarão seco.

 Não apenas de salgado vive o baiano. Com variedade também nos doces, as casas e restaurantes da Bahia volta e meia servem uma bela cocada ou quindim como sobremesa. Para os dias mais quentes do verão de Salvador uma boa pedida é uma salada ou sorvete feitos com frutas da região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *