Elevador Lacerda

Com a expansão de Salvador, uma característica da geografia local causou muitos problemas pois um alto desnível, dividia a capital baiana entre duas partes, cidade alta e cidade baixa, tendo como opção para o transporte dos habitantes e de mercadorias, guindastes e ladeiras íngremes.

Com o objetivo de solucionar esse problema Antonio de Lacerda, empresário de origem portuguesa decidiu construir o Elevador Hidráulico da Conceição, primeiro nome do atual elevador Lacerda. O Projeto foi desenvolvido em família, visto que Augusto Frederico de Lacerda, irmão de Antonio era engenheiro e o pai dos dois, era sócio da companhia de transportes urbanos da cidade. O Elevador Lacerda foi inaugurado em 1873 e foi o primeiro elevador urbano do mundo.

O elevador liga a Praça Tomé de Souza, na cidade alta, à Praça Cayru na cidade baixa. Desde sua inauguração o elevador já passou por reformas para manutenção e tornou-se um marco da arquitetura da cidade. Além disso, localizado na cidade baixa está o Mercado Modelo, um importante ponto de comércio na região e atração para muitos visitantes que chegam a Salvador. O Elevador Lacerda funciona diariamente das 07h às 23 e no período do carnaval funciona 24 horas por dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *